Por uma Educação Ambiental transformadora e emancipatória

A tendência crítica, transformadora e emancipatória de educação ambiental segundo LIMA (2002) e LOUREIRO (2004), é caracterizada como possuidora de Atitude crítica diante dos desafios que a crise civilizatória nos coloca, partindo do princípio de que o modo como vivemos não atende mais aos nossos anseios e compreensão de mundo e sociedade e de que é preciso criar novos caminhos; Entendimento da democracia como condição para a construção de uma sustentabilidade substantiva ; Convicção de que o exercício da participação social e o exercício pleno da cidadania são práticas indispensáveis à democracia e à emancipação socioambiental; Busca de ruptura e transformação dos valores e práticas sociais contrários ao bem-estar público e à equidade.

Logo objetivamos com esse blog, por em prática esses pressupostos que caracterizam à educação ambietal crítica, transformadora e emancipatória em 5 metas básicas:

1) Analisar criticamente o processo pelo qual se tem feito Educação Ambiental no Brasil;
2) Elucidar o uso popularizado de termos ecológicos como, por exemplo, sustentabilidade, reciclagem, aquecimento global, entre outros;
3) Buscar analisar sempre o todo e não as partes dos problemas socioambientais;
4) Sensibilizar os leitores busca de novas atitudes que levem a mudanças, acima de tudo críticas, em relação aos problemas socioambientais;
5) Estimular a participação e ação social ao exercício da cidadania plena.

Referências:

LIMA, G. F. C. Crise ambiental, educação e cidadania: os desafios da sustentabilidade emancipatória. In: LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.

LOUREIRO, C. F. B Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s