Blog EA Crítica 1 ano

O blog EAcrítica completa hoje em 24 de Abril, um ano de divulgação de ideias críticas e autorais sobre o tema da educação ambiental. Há aproximadamente uns três anos, quando comecei a estudar e trabalhar com esta temática, percebi que algumas “coisas” que intitulam de educação ambiental, na verdade não eram educação ambiental… E isso me levou a uma intensa inquietação.

Foi através dessa inquietação seguida de uma busca, mque conheci a educação ambiental, em sua vertente mais crítica, onde entendi que este processo não deve ser realizado com vem sido feito pela maioria. A educação ambiental é antes de tudo um processo de reflexão profunda que leva a uma conscientização, de cada envolvido no processo e não pode ser realizada da maneira ingênua e trivial… Isto é, quando ela é feita, pois às vezes nem o básico acontece.

Voltando um pouco na história, sou professora de ciências e biologia e desde ano de 2009 iniciamos um projeto de criação Espaço Livre de Organização de Ações Sócioambientais no Colégio Estadual Yonne Maria Siqueira de Andrade, onde eu leciono. Esse projeto de Educação Ambiental teve como objetivo realizar um diagnóstico socioambiental, para conjuntamente construirmos a nossa Agenda 21 Escolar, que seria o ponto de partida para a implantação de projetos socioambientais no Colégio.

Entre erros e acertos conseguimos chegar pelo menos a construção da nossa Agenda 21. Por razões fundamentalmente institucionais, o trabalho foi se esvaziando e não conseguimos (infelizmente) dar continuidade ao projeto, que tinha um caráter de ser permanente… Pude mais uma vez perceber o quando a educação ambiental não pode ser feita apenas pela vontade de uma pessoa, mas pelos esforços coletivos do todo.

Não me abati e logo ingressei neste projeto do blog EAcrítica. A ideia surgiu, após perceber a carência que temos de divulgação cientifica de ideias sérias sobre educação ambiental, principalmente a educação ambiental crítica que é muito pouco conhecida. Se eu disser que existem milhares de blogs e sites que pegaram esse mote ambientalista e de educação ambiental eu não estaria mentindo. No entanto, vejo pouco de criação autoral ou mesmo de divulgação de ideias cientificas e acadêmicas sobre o assunto. Assim, aproveitando este vácuo e diante da necessidade de divulgar estas ideias, criei o blog.

Tenho uma visão de que a Educação Ambiental deve ultrapassar práticas isoladas e pautadas apenas em mudanças atitudinais. A sua prática deve estimular a formação do cidadão crítico, capacitado a realizar reflexões sobre seu mundo e a interferir no mesmo. É interessante que seja realizada de maneira interdisciplinar e com foco crítico, fugindo de projetos prontos, os quais eu não acredito terem eficácia, para que seja efetivamente transformadora e emancipatória.

A educação ambiental, tem como desafios, atualmente se desvencilhar da ideologia dominante, pensando em teorias e práticas que efetivamente levem a formação do cidadão crítico e reflexivo, capacitado compreender e a interferir no mundo. Formando sujeitos participativos, e atuantes como cidadãos, no sentido estrito da palavra. E no que eu puder fazer para contribuir, com certeza o farei por aqui no EAcrítica, nos meus projetos, na escola, no mestrado… na minha vida.

EAcrítica 1 ano! Obrigada aos leitores do blog, estamos rumando aos 10000 acessos!

Anúncios

4 opiniões sobre “Blog EA Crítica 1 ano

  1. PA-RA-BÉNS!
    Sei do que está falando porque foi a mesma inquietação que me levou a criar o meu blog há 3 anos atrás…
    Sucesso colega!
    Abraços fraternos

  2. Olá, Bárbara!
    Parabéns pelo blog!
    Assim como o seu blog, o Educar Para Crescer (www.educarparacrescer.com.br) é um projeto que nasceu da inquietação e da vontade de fazer algo pela educação no Brasil.
    Na página, é possível fazer download grátis de cartilhas educacionais, além de ter acesso a conteúdos diversificados sobre educação.
    Conheça nosso site e compartilhe esta dica!
    Um abraço.

    • Olá Equipe Educar para crescer,

      Obrigada pela visita n blog EAcrítica. Com certeza, para quem realmente acredita na educação a inquietação sempre nos moverá.

      att.
      Bárbara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s