Os diferentes níveis de abordagem em Educação Ambiental

A educação ambiental tem como objetivo a formação do cidadão crítico e reflexivo, capacitado compreender e a interferir no mundo em que vive. Sua importância nos dias atuais refere-se, a direcionar os envolvidos numa determinada realidade socioambiental a se tornarem participativos, no sentido de atuarem como agentes modificadores de suas próprias realidades.

Tendo este entendimento, de que a educação ambiental deve ser uma facilitadora das relações de participação do sujeito com a sua própria realidade e com os problemas socioambientais contidos nela, esta assume um papel que vai além, devendo superar práticas isoladas e pautadas apenas em mudanças de atitude, sem uma perspectiva crítica.

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Níveis de abordagem em educação ambiental: sensibilização, informação, mobilização e ação

No entanto, para alcançarmos essa superação do que vem sendo realizado, no tocante a práticas conservadoras em educação, devemos ter em mente um passo-a-passo ao iniciarmos um projeto de educação ambiental, e esses são listados abaixo:

Na sensibilização buscamos o envolvimento de todos contidos na realidade socioambiental, buscamos assim identificar os atores sociais. Busca-se sensibilizar todas as pessoas contidas na realidade socioambiental, para que estas se sintam parte do processo, buscando evidenciar causas e consequencias da participação ou não delas como envolvidas no processo das mudanças socioambientais.

Após essa abordagem inicial de sensibilização, a informação passa a ser essencial, pois quanto mais acessível aos grupos excluídos, esta pode potencializar mudanças. A informação pode ser uma catalisadora das desejáveis mudanças socioambientais, pois cidadãos bem informados têm mais condições de questionar pressionando autoridades motivando-se para assumirem uma posição de co-responsabilidade e participação social.

Uma vez informados, os grupos envolvidos devem partir para o próximo passo. Na mobilização, visa-se orientar os grupos envolvidos a disponibilizarem esforços no sentido de cooperarem para uma transformação orientada, ou seja, para uma construção coletiva, que leve efetivamente a modificação dos problemas socioambientais.

A ação caracteriza-se como uma etapa já final dos níveis de abordagem em educação ambiental. É onde os grupos envolvidos, uma vez sensibilizados, informados e mobilizados partem para uma ação mais direta em relação ao problema socioambiental. É geralmente caracterizada pela realização de um projeto de intervenção em educação ambiental, visando a execução das metas coletivamente pelo grupo.

Percebemos o quanto é complexa a abordagem em educação ambiental. Não basta que esta seja apenas um processo que SENSIBILIZE as pessoas para os problemas socioambientais e que as INFORME da existência desses mesmos problemas. Esta deve ir além, MOBILIZANDO para a AÇÃO que é onde serão materializadas todas as etapas anteriores.

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Uma opinião sobre “Os diferentes níveis de abordagem em Educação Ambiental

  1. Parabêns,a forma q vc postou este assunto,eu que estava com uma certa dificuldade de entender o q LEFF queria passar para gente,pois estou entrando agora em GESTÃO AMBIENTAL,e vcs me ajudaram a situar no assunto com bastante facilidade.

    Um grande abraço e muito obrigada

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