Do pós Guerra aos 70: O nascimento do movimento ambientalista

É fato que a influência humana relacionada ao seu desenvolvimento social, sempre causou impactos sobre a natureza, variados em intensidade, grau, modo e duração. Esses impactos podem então ser reconhecidos como algo inerente à própria existência do ser humano sob a Terra. É fato também, que em nenhum momento de nossa história, esses impactos foram tão profundos e intensos, a ponto de questionarmos a nossa própria sobrevivência no planeta.

Embora o ambientalismo deva ser observado como um movimento plural e composto por diversos atores sociais, foi ele que inicialmente denunciou, a partir dos aos 60, do século XX, o potencial de destrutividade de algumas de nossas ações sob o ambiente. Neste post, tentaremos contribuir remontando como o período do pós segunda guerra mundial até o final dos anos 1970, foi o cenário ideal para o nascimento dos grupos ambientalistas, esse movimento que em sua essência trouxe a denúncia as graves questões relacionadas a degradação ambiental.

Começaremos a nossa história no contexto do pós 2ª Grande Guerra Mundial, que foi encerrada com o lançamento de duas bombas atômicas uma em Hiroshima e outra em Nagasaki, no Japão. Esse fato deixou o mundo sob uma ameaça de destruição nuclear iminente. Após a segunda guerra, o mundo caracterizava-se, por estar bipolarizado entre as potencias vencedoras os EUA (capitalista) e a ex-URSS (socialista).

Essa bipolarização aumentava ainda mais o medo nuclear, pois eram notórias as disputas entre esses dois países em busca da hegemonia mundial, a exemplo disso temos as corridas armamentistas, demonstrações de poder com os testes nucleares, avanço tecnológico através da corrida espacial que acirravam essa disputa e intensificavam o medo de uma outra grande guerra entre as duas nações, esse período histórico é chamado de Guerra Fria.

Movimentos de contracultura pacifistas, hippies, feministas… ambientalistas.

É nesse contexto de medo e insegurança, além de uma intensa industrialização mundial que as questões ambientais começam a surgir no início da década de 60 juntamente com outros movimentos de contracultura como, por exemplo, os pacifistas, hippies, feministas… O movimento ambientalista  traz a tona questões relacionadas aos excessivos impactos ambientais, dentre eles um mote muito valorizado é a própria questão nuclear, denunciam a extração e uso exagerado dos recursos naturais, a poluição e a destruição de ecossistemas naturais, a extinção de animais entre outros aspectos inicialmente relacionados diretamente ao naturalismo.

Como podemos perceber, o contexto mundial favorecia a essas reflexões e discussões sobre as questões ambientais. Outro marco para o movimento ambientalista foi o lançamento do livro “Primavera silenciosa” em 1962 de Rachel L. Carson que fazia severas críticas ao uso dos DDT’s; o livro “Os limites para o Crescimento populacional” do Clube de Roma; e inúmeras outras realizações de Conferências Nacionais, que pouco a pouco iam acentuando os debates sobre as questões ambientais e  relacionadas a educação ambiental também. Essa grande mobilização no mundo, são as percussoras das Grandes Conferências Mundiais sobre o Ambiente e educação, com por exemplo  a Conferências Intergovernamental  de Educação Ambiental em Tbilisi em 1977, marco para a Educação Ambiental, onde se define, e estabelece-se um norte baseado em valores que irão caracterizar esta prática e seus principais objetivos.

 

 

 

Anúncios

5 opiniões sobre “Do pós Guerra aos 70: O nascimento do movimento ambientalista

  1. sobre o movimento ecologista -guerra fria vocês podem me sitar alguns acontecimentos que ocorreram durante…..

    • Luene Almeida,
      Acho que o texto já possui algumas informações interessantes, mas se quiser ajuda, pergunte com mais precisão sobre o que você deseja saber.
      um abraço,
      Bárbara

  2. oi Barbara é por que eu vou fazer um séminario sobre movinto Ambientalista e pacifista e o professor quer que fale também sobre wwf e greenpeace

    • Acho que o post ajuda na parte do surgimento do movimento ambientalista, embora vc possa pesquisar mais coisas a respeito. O greenpeace inclusive é um dos primeiros desses grupos ambientalistas, e surge na década de 70 (se não me engano). Vale a pena conferir no site deles esse histórico, busque informações nos próprios sites, inclusie no da WWF você encontra.
      Acho que posso te ajudar mesmo é com essa orientação, pois não participo nem sou ligada a essas ONGs, sou professora. Boa pesquisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s