Por qual educação ambiental?

Essa parece ser a pergunta que tem norteado meu pensamento em relação a minha prática em educação ambiental. Mais que isso, tem sido objeto de divulgação aqui no blog e objeto de pesquisa do meu mestrado. Afinal, por qual educação ambiental?

  • Uma educação ambiental cuja proposta é a apenas a aquisição de princípios ecológicos gerais, que desejavelmente levem a mudanças comportamentais?

ou

  • Uma educação ambiental que divulga uma nova ética ambiental, baseada em ideais coletivos e sociais, visando uma redefinição das relações ser humano x-natureza, a fim de romper com a ordem política, cultural e econômica dominante?

Por qual educação ambiental?

Percebemos, que dentro do que chamamos de “educação ambiental”, existe mais de uma possibilidade de pensar e fazer…

Segundo Guimarães (2007 p.35):

 “Esta Educação ambiental tradicional [conservadora], não pode e/ou não quer perceber as redes de poder que estruturam as relações de dominação presentes na sociedade atual, tanto entre pessoas (relações de gênero, de minorias étnicas e culturais), entre classes sociais, quanto na relação norte-sul entre nações, assim como também entre relações de dominação que se construíram historicamente entre sociedade de natureza. São nessas relações de poder e dominação que podemos encontrar um dos pilares da crise ambiental dos dias de hoje.”

Percebe-se que, se realizada de maneira conservadora, a educação ambiental, não parte a questionamentos mais profundos, que permeiam reflexões a cerca das relações de poder e dominação que existem em nosso mundo. A questão é, será que se não formos as raízes do problema conseguiremos dar conta de evidenciar os verdadeiros pilares da “crise socioambiental”?

Segundo o mesmo autor, Guimarães (2000, p.17)

“Em uma concepção crítica de Educação Ambiental, acredita-se que a transformação da sociedade é causada e consequência da transformação de cada indivíduo, há uma reciprocidade dos processos no qual propicia a transformação de ambos. Nesta visão o educando e o educador são agentes sociais que atuam no processo de transformações sociais; portanto, o ensino é teoria/prática, é práxis. Ensino que se abre para a comunidade com seus problemas sociais e ambientais, sendo estes conteúdos de trabalho pedagógico. Aqui a compreensão e atuação sobre as relações de poder que permeiam a sociedade são priorizados, significando uma educação política.”

Agora é com vocês: Por qual educação ambiental?

Referências:

GUIMARÃES, M. Educação ambiental: no consenso um debate? Campinas, Papirus, 2000.

GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. Campinas, SP: Papirus (Coleção Papirus Educação) 2007, 171 p.

 

 

 

Anúncios

5 opiniões sobre “Por qual educação ambiental?

  1. Olá Bárbara,
    Para mim seus posts e sua pesquisa são fundamentais para discutir a educação ambiental que tem sido feito, baseada simplesmente na reciclagem e na ideia do “cada um faz sua parte”, baseadas nas concepções de aldeia global quando não se consegue dar dignidade aqueles que estão em seu quintal.
    Mantenho tb um blog: na-beirada.blogspot.com e escrevi um post sobre educação ambiental critica.
    Agimos assim então, pensando, escrevendo e atuando para além da educação ambiental ecopedagógica, ao meu ver, claro.

    • Olá Juliana,
      Dei uma olhada rápida do Na Beirada e não podemos nos perder de vista, rs. Achei os textos que li muito bons, vou entrar em contato com vocês por lá, mas já proponho uma parceria. Estamos precisando de mais pessoas desvelado essas questões socioambientais de maneira mais crítica. Parabéns pelo blog também.
      um abraço,
      Bárbara

  2. Pingback: Por qual educação ambiental? « Cirandeiras

  3. Oi BÁRBARA, em Mogi Guaçu, SP, estamos precisando de sua presença para abrir um Forum de ea crítica. Talvez na semana de 6 de junho. Vc poderia nos ajudar? Coletivo educador Rio Mojiguaçu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s