BLOG EA CRÍTICA: Divulgando a educação ambiental crítica no ciberespaço

Para quem acompanha o blog temos uma boa notícia, estaremos participando do III ENECiências – III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, na UFF em Niterói, apresentando o trabalho “BLOG EA CRÍTICA: DIVULGANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO CIBERESPAÇO” no próximo sábado dia 19 de Maio, onde relatamos a além da  proposta inicial da criação do blog, seus objetivos, trilhas percorridas e inclusive o resultado da recente pesquisa  exploratória que realizamos com alguns dos nossos leitores. Segue abaixo o resumo do trabalho:

RESUMO

O trabalho visa relatar a criação de um blog, com o objetivo de divulgar a educação ambiental crítica no ciberespaço, além de ressaltar a importância dos blogs, como ferramenta educacional para a divulgação de conhecimento científico, dentro do ensino de ciências e do ambiente. Apesar do uso dos blogs, não ser uma proposta recente no ensino e na divulgação científica, ela ainda não se encontra amplamente difundida nas comunidades escolares e acadêmicas no Brasil. Através de uma narrativa que reconstrói os caminhos trilhados a partir do surgimento da proposta do blog EA CRÍTICA em 2010 até os dias atuais, o trabalho ainda apresenta o resultado de uma pesquisa exploratória que teve como objetivo mapear o perfil do público leitor do blog. Ao final é realizado um convite que professores e educadores ambientais se apropriem desta tecnologia, para a divulgação de uma educação ambiental crítica, visando a superação de uma educação conservadora.

Palavras-chave: Educação ambiental crítica, blogs, divulgação científica

Após a publicação dos anais do encontro vamos disponibilizar o trabalho completo para a apreciação de vocês. Agradeço especialmente a todos os leitores que voluntariamente participaram desta pesquisa.

Atualizado em 20 de Maio de 2012

Apresentação do Poster no III ENECiências

A prova material da apresentação do trabalho: o poster e eu. O trabalho foi bem visitado, recebemos um bom número de pessoas interessadas em conhecer a proposta do projeto do blog, inclusive pessoas que já conheciam o EA Crítica!

Atualizado em 31 de Julho de 2012

Link para o trabalho apresentado: http://www.ensinosaudeambiente.com.br/eneciencias/anaisiiieneciencias/trabalhos/T135.pdf

Anúncios

6 opiniões sobre “BLOG EA CRÍTICA: Divulgando a educação ambiental crítica no ciberespaço

  1. Parabenizo pelo excelente blgo. Belo informativo. Sou historiador e estou concluíndo em especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido num visão interdisciplinar pelo IFRN/UAB. Esse blog tenho sido de fundamental importância para a aplicação do fazer diário em EA.

    Prof. Lima Júnior/Mossoró-RN

    • Olá José,
      Obrigada, estamos sempre em busca da divulgação de uma educação ambiental crítica e questionadora na rede, e fico feliz quando recebo esse “feedback”, pois sei que cada vez mais leitores estão acessando as reflexões construídas no blog.
      um abraço,
      Bárbara

  2. Oi Bárbara!
    Eu passei para parabenizar você mais uma vez pelo excelente blog! Eu sou uma das pessoas que já o conheciam por ocasião do ENECIências!
    Gostaria de registrar minha admirção por seu trabalho e dizer que tenho indicado este blog como fonte de pesquisa para meus alunos aqui na UNIRIO,
    Parabéns e obrigado!
    Iniciativas como a sua, fazem a gente perceber que um outro mundo, muito melhor, mais solidário, fraterno e justo, é possível!
    Celso Sánchez

    • Olá Celso,
      Muito obrigada pelo seu comentário, lembro que uma vez assisti (há algum tempo) uma palestra sua na Semana Nauta de responsabilidade Socioambiental e me identifiquei muito com sua fala, um biólogo que se preocupava com as causas sociais. Fico bastante feliz de saber que além de sua admiração ainda o blog contribui para a pesquisa de seus alunos.
      Obrigada e um abraço!
      Bárbara

  3. Pingback: Em busca de uma práxis em educação ambiental crítica: Contribuição de alguns pesquisadores do Brasil « BLOG EA CRÍTICA

  4. Pingback: Blog EA Crítica: Perspectivas daqui em diante |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s