Blog Educação Ambiental Crítica – 3 anos

Três anos de blog Educação Ambiental Crítica nesse dia 24 de Abril de 2013, como sempre cabe uma reflexão, movimento que inclusive já iniciei com esse post aqui.  O atravessar de todo esse tempo como blogueira, professora e pesquisadora a partir de uma práxis incansável, esse eterno movimento entre teoria e prática, me permitiu um amadurecimento acadêmico e pessoal muito grande, o que me faz até entender que às vezes necessitamos de momentos de recuo, para posterior avanço no campo que eu escolhi (ou será que fui escolhida?), para realizar minha trajetória de vida pessoal, acadêmica e profissional.

three[1]

Três anos de blog EA Crítica

Segundo Paulo Freire “A teoria sem a prática vira verbalismo, assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade.” Para nós esses três anos de blog, nos faz ter a certeza que o que propomos aqui não é somente verbalismo nem ativismo, mas sim reflexões sobre realizações concretas, de nossa vivência como professora e pesquisadora.

Dessa maneira, agradeço a todos os leitores que passaram por aqui, colaborando com suas questões nos comentários ou e-mails, agradeço também aqueles que não realizam uma intervenção direta, mas que após ler algum post pode realizar alguma reflexão interessante (ou não).

Todos esses que de alguma forma participaram nesses três anos, fazem parte de uma rede de pessoas que acredito que são imbuídas de motivações semelhantes as minhas. Chamarei essas pessoas de pares, pois, num planeta com mais de 7 bilhões de habitantes, reconhecer aqueles que assim como nós tem os mesmos objetivos e ideais é importante, pois, num mundo de possibilidades impossíveis, porém essenciais… Estar com nossos pares nos faz acreditar na possibilidade do impossível.

Esse blog é um espaço de construção de ideias, de discussões sobre temas e tópicos relevantes sobre a questão de educação, educação ambiental e ambiente, de reflexões e de mudanças de posicionamento pessoal e coletiva. Sobretudo, pois, ao utilizar da crítica alcançada pela apropriação da Teoria histórico-crítica,  podemos desvelar as relações de poder, as assimetrias sociais e o modo de produção e consumo predatórios do sistema do capital… Enfim, essa apropriação é parte essencial para uma mudança social, indispensável a construção de uma sociedade que acreditamos ser mais justa.

Esse blog é mais uma trincheira nessa construção, que não é fácil, pois combater a hegemonia e exercer a contraposição exige energia e, sobretudo, embasamento teórico para tal, espero ao longo desses três anos, ter conseguido isso de maneira minimamente satisfatória esse objetivo.

Agradeço a todos que comigo ajudaram na resistência e mudaram de pensamento ao ler algum texto do EA Crítica,

Obrigada!

Bárbara de Castro Dias

Autora do blog

Anúncios

2 opiniões sobre “Blog Educação Ambiental Crítica – 3 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s