Dissertação – Em Busca de Uma Práxis em Educação Ambiental Crítica: Contribuições de alguns Pesquisadores do Brasil

RESUMO
Esta dissertação teve como objetivo principal a caracterização dos elementos que configuram a práxis de uma Educação Ambiental que se propõe Crítica, além de fomentar reflexões de como vem se constituindo essa perspectiva no Brasil. Para isso, realizamo suma revisão bibliográfica com o aporte da teoria histórico-crítica marxista e da pedagogia crítica. A nossa principal contribuição foi a realização de entrevistas não-diretivas a seis pesquisadores de produção teórica relevante, dentro do que seria o campo da “Educação Ambiental Crítica” (EA Crítica) no Brasil. As entrevistas tiveram como objetivo: a busca dos elementos da práxis de uma EA Crítica e foram realizadas de maneira a permitir que o pesquisador, dentro de seu campo de pesquisa e docência, contribuísse apontando os elementos (que em sua concepção) caracterizariam essa práxis.As entrevistas gravada sem áudio e posteriormente transcritas foram analisadas através de uma “interpretação livre”,não obstante dentro de uma sistematização que procurou apreender a frequência dos posicionamentos, ideias e os elementos principais do conteúdo apresentado pelos pesquisadores. Como resultado, obtivemos além dos componentes que pertenceriam à abordagem crítica na Educação Ambiental, chegamos a algumas pistas de ação, deparamo-nos também com algumas fronteiras que o próprio campo encontra em seu desenvolvimento, enquanto práxis crítica. Por fim, nossa contribuição teve ainda como objetivo a construção de um produto educacional, que foram as transcrições das entrevista sdos pesquisadores na “Revista Eletrônica Ciências&Ideias” (ISSN: 2176-1477).
Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica, Educação Ambiental, Práxis Ambiental,Teoria histórico-crítica e  Educação Ambiental.
Anúncios

5 opiniões sobre “Dissertação – Em Busca de Uma Práxis em Educação Ambiental Crítica: Contribuições de alguns Pesquisadores do Brasil

  1. Parabéns, Bárbara! Se for interessante pra você, disponibilizo minha dissertação para você colocar no blog também (O meio ambiente por alunos do ensino fundamental, sua relação com conteúdos de websites e a influência de atividades escolares baseadas na EA crítica).

  2. Show Bianca, me envie o link, que para semana que vem divulgo sua dissertação aqui também! E deixo o convite, para as demais pessoas que desejarem a divulgação de seus trabalhos, com a temática da educação ambiental crítica e meio ambiente aqui no blog, que entrem em contato comigo, por aqui ou e-mail.
    Vamos divulgar os trabalhos!

  3. Pingback: Blog EA Crítica: Perspectivas daqui em diante |

  4. Pingback: Para não nos perdermos da crítica |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s