Blog EA Crítica: Perspectivas daqui em diante

Esse é o primeiro post do blog EA Crítica nesse ano de 2014. Devo admitir que após o término do mestrado, onde estive incessantemente em contato com a busca de uma práxis em Educação Ambiental Crítica, dei uma relaxada com as atividades do blog. A defesa foi uma espécie de fechamento de ciclo em minha vida, e com isso reconheço que a frequência com que eu escrevo aqui diminuiu drasticamente. Não que eu tenha deixado de pensar a educação ambiental e o ambiente criticamente, pelo contrário, mas falta-me ânimo, e na maioria das vezes tempo, para compartilhar isso aqui no blog.

Outro dia em uma reflexão sobre esse espaço que criei, percebi que ele foi muito importante, nos meus estudos antes de ingressar no mestrado, e como mestranda. Quem é leitor do blog, mesmo que ocasional, percebe que alguns textos se contradizem, e que algumas ideias se modificaram ao longo do tempo… Isso porque foram escritos em plena construção do meu pensamento crítico,  ou seja, eu me inclinava cada vez mais para uma leitura crítica de mundo e para uma perspectiva, também mais crítica na educação  ambiental. Sempre fiz questão de colocar autores como referências de meus posts, afinal eram eles que em inspiraram as ideias que eu escrevia, e como promoveram isso em mim, acredito que podem ajudar a inspirar os leitores do blog também.

Após a escrita da dissertação, da defesa, e ainda ao final da luta pela publicação das entrevistas com os professores que foram entrevistados em minha pesquisa, na revista Ciência&Ideias (acredito que sairá em breve e com certeza divulgarei por aqui esse produto educacional da minha pesquisa de mestrado), pouco me resta a fazer por aqui, bem é o que eu penso no momento… Não sei se esse post é uma despedida definitiva das minhas atividades do blog, não sei se é um até breve, ou talvez uma satisfação aos leitores por estar tanto tempo sem escrever por aqui.

Vamos vivendo e vislumbrando novas possibilidades… O blog está aí, já passamos de mais de 115.000 visitas, (isso incluiu visitas de muitos países do mundo, é impressionante!). São mais de 80 posts autorais para leitura, referenciados (o que leva a outras pesquisas) e uma infinidade de informações que ajudam o leitor (na maioria estudantes de graduação e pós graduação), a assim como eu, a superar uma perspectiva ingênua de Educação Ambiental, para uma perspectiva mais crítica.

Bem acredito que isso superou a todas as minhas expectativas iniciais, o que me deixa consciente de que contribuí aqui na rede, com a criação desse blog, para a construção de uma Educação Ambiental mais crítica. Enfim, vamos em frente!

2 opiniões sobre “Blog EA Crítica: Perspectivas daqui em diante

  1. Pingback: Entrevistas e publicação da Revista Ciências e Ideias |

Deixe um comentário

