Entrevistas e publicação da Revista Ciências e Ideias

Olá leitores do blog Educação Ambiental Crítica, é com grande alegria e satisfação que comunico a todos os interessados em educação, ensino de ciências e educação ambiental (principalmente a vertente crítica) que saiu a publicação das entrevistas que fiz em meu mestrado. Essas entrevistas compõem o produto educacional da pesquisa e foi publicado numa edição temática sobre educação Ambiental da Revista Ciências e Ideias, além das entrevistas, o exemplar possui alguns artigos e relatos de experiência docente no mesmo tema.

Conforme já havia escrito anteriormente no post “Blog EA Crítica: Perspectivas daqui em diante” após o mestrado, senti naturalmente uma espécie de “retração acadêmica”, quero dizer que me coloquei num local menos exposto na academia, o mesmo aconteceu na rede, inclusive o número de posts e periodicidade de escrita aqui no blog caíram muito… Talvez, após uma intensa produção, e só quem já escreveu uma dissertação sabe do que falo, esse tempo foi, e ainda é necessário, para mim.

Após um periodo de quase dois anos, as entrevistas enfim foram publicadas e conforme eu havia dito, agora vai a divulgação delas aqui, nesse espaço. Espero que possa contribuir bastante com o aprofundamento teórico e prático da Educação Ambiental Crítica, pois esse foi o principal intuito, quando me propus a pesquisar a práxis dessa vertente da educação ambiental, e entrevistar professores que atuam nesse campo de pesquisa.

Além das seis entrevistas, o volume temático de Educação Ambiental da Revista Ciências e Ideias (V. 6, N. 1 (2015): EDUCAÇÃO AMBIENTAL)  ainda traz a publicação de dois artigos, dentre eles destaco um artigo sobre o uso da metodologia de entrevistas em pesquisas no campo ambiental (de minha autoria em parecia com meu orientador o prof. Alexandre Maia do Bomfim); e alguns relatos de experiências docentes na educação ambiental. Sem mais delongas, seguem os links para as publicações:

ENTREVISTAS:

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA COMO UM ESPAÇO OPORTUNIZADOR DE INQUIETUDES (Entrevista com Philippe Pomier Layrargues)

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA COMO ESPAÇO PARA DENÚNCIA E A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE  (Entrevista com Mauro Guimarães)

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA ALÉM DA CONSERVAÇÃO, O ESPAÇO PARA A INCLUSÃO DO HUMANO  (Entrevista com Victor Novicki )

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA ENTRE A BUSCA DO IDEAL E A CONSTRUÇÃO DO POSSÍVEL, O REAL  (Entrevista com Gustavo Ferreira da Costa Lima)

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, UM ESPAÇO DE REFLEXA-AÇÃO E DE LUTAS POLÍTICAS (Entrevista com Carlos Frederico Bernardo Loureiro)

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: PARA ALÉM DA TEORIA CRÍTICA, ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA PÓS-CRÍTICA (Entrevista com Michèle Sato)

ARTIGO:

UMA METODOLOGIA EM BUSCA DE UMA PRÁXIS CRÍTICA: ENTREVISTANDO PESQUISADORES DO CAMPO AMBIENTAL E ANALISANDO SUAS RESPOSTAS  (Bárbara de Castro Dias, Alexandre Maia do Bomfim)

PARA ACESSAR PUBLICAÇÃO COMPLETA, CLIQUE AQUI.

Ah, talvez seja interessante ler a dissertação também, para se situar melhor onde se encaixa essa “história” das entrevistas, aí vai:

DIAS, B.C. Em Busca de uma práxis em Educação Ambiental Crítica: Contribuições de alguns Pesquisadores do Brasil. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Ensino de Ciências, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Nilópolis, RJ, 2013. 

 

 

Anúncios

Uma opinião sobre “Entrevistas e publicação da Revista Ciências e Ideias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s