por Bárbara de Castro Dias

ANL_1718Sou Licenciada em Ciências Biológicas pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), especialista em Biologia Aquática pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro). Durante o mestrado pesquisei os elementos que compõe a práxis (teoria e prática) de uma educação ambiental que se propõe crítica, a partir de entrevistas a alguns dos principais pesquisadores na área da educação ambiental crítica do Brasil.

Além de blogueira, sou professora de biologia na rede estadual do Rio de Janeiro (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro – SEEDUC RJ). Como docente, sempre me interessei pela educação ambiental, no entanto, foi a partir de um curso de extensão que tive contato com as idéias da educação ambiental crítica. Posteriormente tive a percepção, mesmo que empírica, de que esta vertente da educação ambiental é pouco conhecida por professores, ambientalistas, graduandos, pós-graduandos etc. Provavelmente um dos fatores desse pouco conhecimento da educação ambiental crítica seja a sua pouca divulgação, além dela possuir a necessidade de análises interdisciplinares, que contemplem diferentes visões, tais como a biológica, econômica, social, cultural e política para a compreensão dos problemas socioambientais.

Tentando contribuir de forma a preencher esse vácuo entre a educação ambiental crítica e os principais interessados em conhecê-la (professores, ambientalistas, graduandos, pós-graduandos), associada a falta de idéias autoras e atuais dentro da campo da educação ambiental na web, principalmente a educação ambiental crítica, criei este blog em abril de 2010.

Os objetivos do blog são: 1) Analisar criticamente o processo pelo qual se realiza a educação ambiental no Brasil; 2) Elucidar as principais questões ambientais da atualidade, detalhando como ocorre a sua apropriação pelos discursos dominantes de modo a gerar um consenso e não o debate; 3) Abordar de maneira ampla, sob a perspectiva biológica, social, economia e política, considerando o todo e não as partes dos problemas socioambientais; 4) Sensibilizar os leitores na busca de novas atitudes e reflexões, acima de tudo críticas, em relação aos problemas socioambientais; 5) Estimular a participação social no exercício proposto pela práxis em uma EA Crítica.

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Exemplo. (1) Do pós Guerra aos 70: O nascimento do movimento ambientalista

(2) https://eacritica.wordpress.com/2011/08/24/do-pos-guerra-aos-70-o-nascimento-do-movimento-ambientalista

(3) Bárbara de Castro Dias

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DIAS, B.C. TÍTULO DO POST. In Blog Educação Ambiental Crítica [online]. Disponível em https://eacritica.wordpress.com.  Acessado em MÊS de ANO.

Exemplo. Citando o texto “Do pós Guerra aos 70: O nascimento do movimento ambientalista”:

DIAS, B.C. Do pós Guerra aos 70: O nascimento do movimento ambientalista. In Blog Educação Ambiental Crítica [online]. Disponível em: https://eacritica.wordpress.com/2011/08/24/do-pos-guerra-aos-70-o-nascimento-do-movimento-ambientalista/. Acessado em Novembro de 2011.

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